10 de fevereiro de 2009

Formação em atendimento precisa-se!!


Andava eu às compras ( sim às compras, ouviram bem...parece milagre mas lá calhou), e obviamente que não andava a correr as lojas todas e muito menos a vasculha-las de uma ponta à outra. Passei por uma loja e vi um casaco que adorei, decidi entrar e ver se tinham o meu número. Dentro da loja não encontrei o meu número, e resolvi perguntar na caixa se teriam aquele casaco em S e não em XL. Verificaram no sistema e ainda havia o tal S à minha espera!
A gerente da loja pede a uma das funcionárias que vá verificar se o casaco exposto é o S, com má cara e sempre a ranhosar lá vai ela até à montra verificar o tamanho do casaco.
Quando regressa, ainda não contente, volta a verificar o tamanho do casaco que está na loja e de mau humor diz:
- Sim o casaco que está na montra é um S.

Ficaram com o meu nome e número, para que quando desfizessem a montra me vendessem o casaco. O que considero um mau princípio, porque se o comprador está ali é para comprar e eu com toda a certeza tiraria o casaco da montra e o venderia. Mas se é política da casa, o que fazer?

Mas no fundo no fundo, pareceu-me que a funcionária estava a guardar o casaco para ela, de forma a sobreviver aos saldos e para apanhar a maior redução possível, assim pô-lo na montra para salvaguardar a sua aquisição...

Sinceramente tenho dúvidas que me telefonem e só pelo atendimento não fiquei com grande vontade de lá comprar nada!!! Não foi apenas a situação descrita, foram as caretas das funcionárias, a falta de vontade em servir e em vender... Sei que nem sempre é fácil atender ao público, mas neste caso só fiz uma pergunta e aceitei todos os métodos apresentados, pelo que não fui uma "cliente difícil"... Vender é uma arte, e ninguém o devia fazer sem prazer! Que tal uma formaçãozinha, no mínimo!!!

É por estas e por outras que detesto andar às compras!!!

12 comentários:

  1. acho que deviam vender-te logo o casaco e até oferecer-te o manequim para tu o pendurares em casa!
    imagina tu que vais almoçar e decides pedir algo que está exposto...

    ResponderEliminar
  2. Vício,

    Deviam vender-me o que lhes pedisse...mas enfim... e se está exposto é porque há... até tenho dúvidas se não o deveria exigir...mas pronto!! Comportei-me como uma lady, num circulo de cadelas sanguinárias.

    Beijinhos
    P@pinh@

    ResponderEliminar
  3. Minha amiga eu ja n comprava porra de casaco nenhum, isto realmente atender publico não é facil, mas caramba é preciso, no minimo, mostrar alguma simpatia, essa loja para mim estava riscada :)

    Bjsss

    ResponderEliminar
  4. Minhoca,

    Pois é certo que não volte a meter lá os pés...mas também estou curiosa pelo facto de me irem ligar ou não... agora aguardo...e se não ligarem vou tornar-me numa cliente difícil por um dia!!! Porque o produto estava lá!!!

    Beijinhos
    P@pinh@

    ResponderEliminar
  5. Revi-me em ti na situação,hehehe,infelizmente profissionalismo é coisa que não abunda neste momento,eu que fui vendedor durante 16 anos,faz-me uma bocado de confusão a falta de profissionalismo,mas muito mais a falta de educação,e como ja estou naquela fase do mau feitio,de certeza que teria tido uma reação não tão civilizada como tu tiveste,hehehe.

    beijos ;o) do Pecador,hehehehe

    ResponderEliminar
  6. Gandalf,

    Eu também já vendi, não durante tanto tempo,e punha brio naquilo que fazia e se a principio não gostava, para o fim já me sentia muito feliz...talvez por ter o reconhecimento do meu trabalho!!
    Quanto à minha civilização, pode ir por agua abaixo quando elas não me ligarem... esperarei...

    Beijos para o pecador mor!!!
    P@pinh@

    ResponderEliminar
  7. Lol Lol
    O casaco, se to calhar em sorte, vai estar todo repuxado e cheio de furos dos alfinetes...
    Claro que vão ligar... rs rs rs rs ... ;)

    ResponderEliminar
  8. Paulo,

    Também só ficou reservado para experimentar...nem sei se me fica bem...ihihih
    Acho que vou ter em atenção os pormenores dos alfinetes...
    Vou esperar pelo telefonema...sentada!!!

    Beijinhos
    P@pinh@

    ResponderEliminar
  9. Olá Papinha!
    Posso fazer papel de advogada do diabo? lol
    Tens toda a razão no que concerne ao mau atendimento, às más caras, à falta de simpatia e prontidão. Toda. Venham cursos de atendimento e de relações empáticas para essa gente!
    No entanto na maioria das lojas, seja em centros comerciais, seja no comércio tradicional, as montras são feitas por vitrinistas (com bom gosto/formação ou não) e só podem ser desfeitas com a exposição em montra da nova colecção. O procedimento correcto é esse, ficar com o contacto do cliente para quando os items da montra estiverem disponíveis o poder vender. Por isso tenho a certeza que te vão contactar no fim de Fevereiro, quando acaba a época dos saldos.
    Caso isso não aconteça, vai à Deco e faz queixa. ;)
    Eu quando sou mal atendida numa loja ponho-lhe um lembrete mental "loja a fixar para não voltar". Volta lá pelo casaco, fica com ele se te apaixonar e diz "bye bye".
    Boa sorte para ti!
    Bjocas.

    ResponderEliminar
  10. Red - Advogada do diabo,

    Quanto à política da loja, em não retirar o casaco da montra, apenas respeito e aceito! tanto que não me manifestei, se não concordasse com certeza o teria feito! Foi mesmo o tipo de comportamento, desprezo, falta de vontade em verificar o tamanho, etc etc etc...
    Obviamente que vou esperar que me liguem, embora continue com as minhas dúvidas...ihihih
    Quando me ligarem, aviso por aqui!!! :D

    Para advogada do diabo até nem estás nada mal...aposto que é a fantasia escolhida para este carnaval!!! :D

    Beijoca
    P@pinh@

    P.S- ah...apenas um apontamento, na referida loja não acredito que haja vitrinista ou sequer que contratem um...mas ainda assim... vou esperar :D

    ResponderEliminar
  11. Olha...eu ia lá experimentava e dizia...epa estava na montra, tem pó e apanhou com luzes, já não quero, metam-no no cú!!! AHAHHAAHHAHAHA

    A não ser que seja mesmo muito lindo e assim lá terás que engolir sapos.

    Abreijinhosssss...também preciso de ir às compras só porque sim

    ResponderEliminar
  12. Afrodite...

    só tu para fazeres uma coisa dessas na loja.... eu sou muito introvertida...o mais que posso fazer é experimentar..dizer que não gosto e dizer que não volto lá mais...e e e já é muito!!! ihihih

    Se me telefonarem acho que vou engolir sapos...é lindo, faz-me falta e é baratinho...3 em 1!!!


    Beijinhos kida!!!

    ResponderEliminar