31 de março de 2009

Lampreia!!


Na semana passada, ofereceram-me duas lampreias vivas, foi o caos!!! Até descobrir que a minha avózinha sabia o que fazer com elas. Lá lhe entreguei a bicharada e o trabalho de amanhar e marinar a coisa!! Se soubessem a trabalheira que aquilo dá...escaldar, raspar, sangrar, destripar ( com uma técnica XPTO), cortar e fazer a marinada... ufaaaaaaa
Ontem foi dia de as comer...
Nunca tinha provado, e toda a gente me dizia...tanto trabalho e quase ninguém gosta daquilo! Ainda sentada a mesa a comer a sopa, a minha avó me dizia: Se não gostares podes comer aqui o arrozinho de Pato, não faz mal!!!
Eu no meio de tanta apreensão, antes de pôr a lampreia à boca, já estava a rezar aos santinhos todos para não vomitar a coisa!!! Mas o que é certo é que provei e gostei!!! Para quem um dia tencionar provar, a textura é idêntica ao Atum e o paladar a roçar uma cabidela um pouco mais "doce", mais quente!!! Não sei se correria quilómetros e gastaria balúrdios de dinheiro, só para ir comer lampreia...como fazem os grandes apreciadores! mas gostei, e com certeza, quando tiver outra oportunidade irei comer e provar outras formas de a fazer!!!

Beijinhos
P@pinh@

18 comentários:

  1. Sabor a Atum...??!!!!!
    Olha, também não sei definir bem a que sabe mas que é muito bom lá isso é.
    :)

    ResponderEliminar
  2. Paulo,
    Eu não disse que sabia a ATUM... a textura é que é identica...a carne é assim às camadas, como o Atum..o sabor é difícil de explicar!!!
    Mas é bom sim senhor!!

    ResponderEliminar
  3. Ai Papinha, tens uma boca boca rapariga. Eu não consigo comer :(
    O arroz ainda vai, mas o resto...argh!

    E então arranjar é a visão do inferno! ihihi

    beijinho

    ResponderEliminar
  4. LOL boa boca! AHAHAHA BOCA BOCA é bem lololol

    ResponderEliminar
  5. WAI,

    Normalmente, sou curiosa e provo tudo... já posso dizer que provei uma série de coisas diferentes...e umas gostei mais do que outras, desde crocodilo, a tartaruga, impala, cobra, rãs...etc

    E sim sou uma BOa Boca ;)

    Beijinhos
    P@pinh@

    ResponderEliminar
  6. Ai Papinha....depois de ler a tua resposta,acho que vou beber uma água das pedras ehehhehehe

    ResponderEliminar
  7. WAI
    Vai lá beber a aguinha mulher!!! Antes que a digestão te pare ;)

    Beijinhos
    P@pinh@

    ResponderEliminar
  8. Nem de propósito,ainda a semana passada disse a um amigo meu que tinha saudades de comer um arroz de lampreia,(só comi uma vez,mas adorei).Para a próxima posso fazer-me de convidado?loool

    beijokinhas

    ResponderEliminar
  9. Gandalf,

    Faz-te de convidado à vontade, ainda para mais quando as lampreias são à Pato!!! :D

    Beijinhos
    P@pinh@

    ResponderEliminar
  10. Tagaxinho,

    Nem parece que estás em África... por aí não comes nada de esquisito??

    Beijinhos
    P@pinh@

    ResponderEliminar
  11. por acaso não conheço (apesar de todos os anos haver o festival do arroz e da lampreia na minha zona) mas como não sou muito esquisito em sabores... é possivel que venha a provar brevemente!

    ResponderEliminar
  12. Vício,

    Acho que fazes Lindamente... pelo menos provámos!!! ;)

    Um beijinho
    P@pinh@

    ResponderEliminar
  13. HAHHAHAAHA tou em africa,logo...
    Como macaco cozido e cabeça de elefante estufada... LOL
    A sério, lampreia é muitá frente...

    ResponderEliminar
  14. Tagaxinho,

    Como sabes vivi aí uns aninhos...e provei algumas das coisas esquisitas que comi por aí... por isso o meu comentário!!! Lampreia... é lampreia... é um petisco para quem gosta...é como as Ostras ou se amam ou se odeiam!!! :D

    Beijinhos
    P@pinh@

    ResponderEliminar
  15. Oi amigos, ando por aqui a pesquisar maneiras de "amanhar" a Lampreia. Comprei-as vivas e agora não sei como as amanhar, pois cozinhar não tenho medo... mas o que conta é o "antes".
    Sou um "doido" por Lampreia, mas não é para todos os bolsos nem Gargantas, mas desta vez tenho que tirar a barriga de misérias...
    Vamos a ver se me safo...

    ResponderEliminar
  16. ola amanha queria fazer lampreia mas nao sei muito bem amanhar.....Sera k algum de voces podia me ajudar?? muito obrigada

    ResponderEliminar
  17. Comer Lampreia è uma loucura e quem pode deve fazêlo várias várias vezes.

    ResponderEliminar